domingo, 22 de março de 2015

Resumo de escatologia, auto atividades resolvidas, 3º ano I.T.Q Vespasiano 2015, alunos de Sábado à tarde e à distância

Redigido : Antônio Aparecido Martins. Professor de Teologia e ês formando I.T.Q Venda Nova
Atualmente: Lecionando para o 1º , 2º e 3º ano em Vespasiano.                                                                                                                              Capítulo   1
      1ª auto atividade resolvida:
Questões:
      1). Defina Escatologia e responda qual a sua principal preocupação. Página: 14 .1.2
Resposta: O termo Escatologia provém de duas palavras gregas : ESCHATOS ( final,o fim, último ).   LOGIA , LOGOS (discurso,tratado,estudo,conhecimento ). É o estudo acerca das coisas e eventos futuros profetizados na Bíblia .
      Página 14 .1.3  O CAMPO DA ESCATOLOGIA BÍBLICA : " A Escatologia possui sua base na revelação divina - A Bíblia é a revelação da vontade de Deus à humanidade.
      Página 15 .1.3.1  A Escatologia pertence ao campo da profecia.   A preocupação  principal da Escatologia é interpretar os textos proféticos das Escrituras.  As verdades proféticas se tornam claras e definidas quando se tem o cuidado de interpretá- las seguindo os princípios de interpretação, observando o seu contexto histórico e doutrinário.
     2ª auto atividade resolvida:
Questões:
     1). Quais os principais fatores que causam dúvida e confusão no campo de estudo escatológico ? Página 17, a,b,c,d,e,f,g
Resposta:        a). Falta de ortodoxia na interpretação das Escrituras.      Exegese ao invés de "eisegese" Na falta da Exegese, fazem uma apresentação distorcida dos eventos escatológicos,e até mesmo absurdos são falados a respeito do texto bíblico. 
      b). Falta de afinidade com o Espírito Santo .    Não se pode entender a Bíblia sem a ajuda do Espírito Santo !
       c). Não é porque somos velhos na fé , intelectuais, muitos inteligentes, ou temos muitos recursos , é que iremos compreender suas mais preciosas verdades . O Espírito Santo é o real interprete das Escrituras e sem Ele nada podemos fazer !
       d). Falsa aplicação do texto bíblico nos seus variados aspectos. Exemplo: Aplicação quanto aos povos bíblicos em questão, ao tempo, lugar, os sentidos do texto, a mensagem e sua procedência etc. 
        e).  Conhecimento bíblico desordenado.  Conhecimento solto, avulso, sem sequência. Não conseguir ligar coisa com coisa.
        f).  Conhecimento especulativo. Saber por saber e sem a intenção de glorificar a Deus ! Apenas para acumular conhecimento !
         g).  Ação venenosa de falsos ensinadores. É outra grande causa de dúvidas, confusão e controvérsia no campo da Escatologia bíblica. 
         3ª auto atividade resolvida:
Questões:
                   Páginas  21 .3.2.1   e  página 21  3.2.2
         1). Fale a respeito do caráter escatológico do Antigo Testamento e Novo Testamento .
Resposta:     No Antigo Testamento os profetas falam a Israel e não à igreja de Jesus Cristo, pois esta ainda não existia, mas falaram inspirados pelo Espírito Santo. Anunciaram  a vinda de Jesus, nascimento, morte, motivo e ressurreição .
          Falaram de uma nova aliança, derramamento do Espírito Santo, os  novos céus e terra.
Falaram do futuro de Israel, a apostasia da nação, cativeiro,retorno, reconstrução do templo, a dispersão por todas nações por causa da infidelidade, o ressurgimento da nação e sua futura conversão e posição no reino milenar de Cristo.
                  As profecias do Novo Testamento cumprem as do Velho testamento e anunciam as do futuro da igreja, de Israel, do mundo e em fim dos inimigos da fé !
             4ª auto atividade resolvida:
Questões:
                   Página 15  1.3.1
       1). Faça um pequeno texto de 10 linhas e justifique a frase: " A escatologia pertence ao campo da profecia bíblica , porém nem toda profecia é escatológica "
EXEMPLO: A profecia bíblica, é a revelação em todos os tempos e a Escatologia bíblica  é a revelação dos últimos tempos ! ( definição de: antuninamartins2012@gmail.com )
              5ª auto atividade resolvida :
Questões:
                  Página: Página 19    .2.3 e Página 20
          1). Qual o procedimento correto para se interpretar as profecias escatológicas ?
Resposta:  Particularmente, quanto as profecias bíblicas, há necessidade  de um cuidado especial em suas interpretações, considerando o presente o passado e o futuro. 
      Devemos ter uma especial atenção na forma de interpretação para não ocorrermos em erros que deturpam ( trocem )  a Palavra de Deus fazendo á dizer o que não está a dizer !
     Tomar cuidado com os métodos de interpretação que são:
         a)  Alegórico ( figurado ) para não corremos o risco de anular a revelação de Deus naquela profecia .
          b)   Interpretar a profecia literalmente sempre que possível . Deus tencionava dizer  o que disse e disse o que tencionava dizer quando inspirou os escritores da Bíblia ( 1 Pedro 1.21 ). Assim podemos considerar literalmente a Bíblia na maioria das vezes. Apenas quando símbolos e figuras de linguagem não fazem sentido algum é  que deveríamos interpretá-los de forma não literal.  
           c). Profecias que dizem respeito a Israel e a igreja não podem ser transpostas. 
                  Profecias para Israel são para a nação exclusivamente e da mesma forma as à igreja são especificas !
           d). As passagens simbólicas devem ser comparadas apenas com Escritura e Escritura !
Qualquer atividade deve ser julgada pelas Escrituras e não as Escrituras pelas atividades, quais quer que forem estas atividades !
      

Um comentário: